A partir da próxima segunda-feira, 21, as obras do projeto BRT (sistema de ônibus rápido) da prefeitura de Belém, executadas na Avenida Almirante Barroso, vão ser executadas em tempo integral para diminuir os impactos causados no trânsito nos horários de pico, pela necessidade de interdição de uma faixa e meia da via.
A garantia foi dada pelo prefeito Duciomar Costa, em entrevista concedida na manhã desta quarta-feira, 17, ao programa Bom Dia Pará da TV Liberal, onde ele pôde ressaltar que essa etapa de obras - de fresagem (retirada da camada de asfalto da pista) e acomodação de placas de concreto no pavimento, para adequar a pista à sobrecarga dos ônibus biarticulados que serão utilizados pelo sistema - deverá ser concluída em até 90 dias, em ambos os sentidos: Entroncamento/São Brás e São Brás/Entroncamento. “A partir da semana que vem, nós já vamos fazer a obra em turno integral, ou seja, vamos trabalhar também pela noite para reduzir esse tempo”,informou Duciomar.
Sobre o fechamento de uma pista e meia para realização das obras, Duciomar explicou a necessidade da interdição da metade da segunda faixa da via para que os operários e o maquinário trabalhem com tranquilidade, o que segundo ele será pontual e passageiro, pois conforme o avanço das obras nos trechos, essas faixas serão liberadas. “A partir do momento que a máquina começa a trabalhar em um trecho, as faixas vão sendo liberadas em outros e os blocos de concreto vão sendo afastados”, explica o Prefeito.
Duciomar Costa falou também sobre a importância do projeto para melhorar o trânsito da cidade e da necessidade da execução imediata, devido a alguns questionamentos feitos pelos telespectadores do telejornal. “ Há quantos anos a Almirante Barroso engarrafa? A prefeitura se preocupa em amenizar essa situação, tanto que está fazendo esta obra. Agora fazer obra sem nenhum transtorno é complicado. Mas o que não pode mais é a população de Belém ficar aguardando mais tempo, porque há muitos anos esse trânsito é um caos”.
O prefeito de Belém também destacou que no trecho do Entroncamento será construído um elevado igual ao que existe na Júlio César com Pedro Álvares Cabral, “Vamos fazer os elevados para que não tenha mais o cruzamento do trânsito das vias e o sufoco”.
Com relação à garantia da execução completa da obra, o gestor municipal assegura: “A garantia é total. O recurso está garantido independente de quem vai ou não ser prefeito, a obra vai ser continuada; até porque existe a lei de responsabilidade fiscal e o compromisso constitucional”.
O Prefeito também fez apelo à população para que tenha compreensão da necessidade de realização das obras neste momento. “Vamos procurar acelerar a obra, já negociamos inclusive com a empresa para que essa obra possa trabalhar não só de dia, mas também de noite, e com a paciência da população vamos ter um trânsito melhor, porque é necessário sair desse sufoco que anos e anos atormenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário