terça-feira, 3 de julho de 2012

Ananindeua ganha nova escola infantil


A Prefeitura de Ananindeua inaugurou a Unidade de Ensino Infantil (UEI) Unidos Venceremos, no Conjunto Roraima Amapá I, no bairro Curuçambá. A Unidade conta com seis salas de aula, playground, sala multiuso/brinquedoteca, quatro banheiros, sendo um para portadores de necessidades especiais; copa-cozinha e refeitório. Vai atender mais de 350 crianças de 2 a 5 anos. “A gente precisava de uma escola dessas, aqui. Agora fica mais perto de casa e a escola é ótima. A maioria dos moradores não tem condições de pagar uma escola de qualidade e com a inauguração só temos a ganhar”, afirmou Rosineide Alves de Oliveira, 23, há 15 anos morando no bairro.

Curuçambá é beneficiado por três escolas de ensino fundamental e duas de ensino infantil com educação de qualidade. Recentemente, o prefeito Helder Barbalho inaugurou a primeira Escola Municipal construída no bairro Jiboia Branca e autorizou o início da construção de uma escola de ensino fundamental na Comunidade Elo Perdido, no Distrito Industrial. Em 2005, Ananindeua só atendia 2.900 alunos, da educação infantil. Hoje, a educação infantil no município supera 6.900 alunos, com o atendimento de crianças de 6 meses a 5 anos, elevando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB do município, conforme números do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP.

 “Ananindeua não pode mais parar, precisa continuar nesse ritmo de desenvolvimento educacional para que possamos melhorar a qualidade de vida das famílias e, com isso, podermos reduzir os índices de violência por meio da educação de crianças, jovens e adultos”, disse o prefeito , Helder Barbalho.

Cinco devem disputar a prefeitura de Marabá

A disputa pela Prefeitura em Marabá, quarto maior colégio eleitoral do Estado, deverá ter cinco nomes. Eles têm até quinta-feira, 5, para registrar candidaturas na Justiça Eleitoral. Os candidatos são “Cesinha do Comércio” (PRP); João Salame (PPS); Manoel da Cosanpa (PSOL); Maurino Magalhães (PR) e Sebastião Miranda (PTB).

João Salame terá Luiz Carlos Pies, do PT, candidato a vice. Por outro lado, Sebastião Miranda virá com o médico Adaílton Sá (PSDB). Durante a convenção do PR, o prefeito Maurino Magalhães anunciou que somente hoje, dia 3, será conhecido o nome de seu vice. Manoel da Cosanpa (PSOL) terá o professor Ribamar Ribeiro Júnior, do mesmo partido, como vice, enquanto “Cesinha do Comércio” (PRP) ainda não anunciou o vice.

Todos esses candidatos e também aqueles que pretendem concorrer a uma das 21 vagas na Câmara Municipal de Marabá têm até, dia 5, às 19h, para registrar suas candidaturas. Segundo o chefe da 23ª Zona Eleitoral de Marabá, Antônio Araújo Moura, depois desse prazo não será mais permitido o registro coletivo de candidaturas. “Só aqueles candidatos que forem preteridos pela coligação ou pelo partido terão prazo de 48 horas, a partir do dia 5, para dar entrada no registro de candidatura individualmente”, explica. Na sexta-feira, 6, começa a propaganda eleitoral.

sábado, 30 de junho de 2012

Prolongamento de Avenida em Belém custará R$ 214 milhões

As obras de prolongamento da avenida João Paulo II, em Belém (PA) devem começar em outubro deste ano. O projeto está sendo elaborado pelo governo do estado e receberá R$ 214 milhões, em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II. A conclusão das obras está prevista para dezembro de 2013.

Zenaldo Coutinho


Zenaldo Coutinho é candidato a prefeito de Belém pelo PSDB

Associação do MP elege nova diretoria e conselho

Em eleição ontem, na sede da Associação do Ministério Público Estadual (Ampep) foi reeleita a chapa da diretoria administrativa da entidade que estará no comando durante o biênio 2012/2014. A chapa reeleita foi a “Rumo a novas conquistas”, presidida por Samir Dahas, e venceu com 218 voto contra a chapa “Caminho da Luz”, presidida pela promotora Rosana Cordovil. Dos 386 associados, 375 promotores e procuradores do MPE, inclusive os aposentados, associados na entidade estavam aptos a votar. Destes, 309 votos foram computados. “Estamos satisfeitos e avaliamos que houve tranquilidade neste dia de eleição. Reeleitos, continuaremos defendendo a prerrogativa da classe e continuaremos lutando pelo nosso principal objetivo, que é a consolidação do projeto que possibilita que a classe de procuradores de justiça possa concorrer ao cargo de chefe da instituição, o cargo de procurador geral de justiça”, garantiu Samir Dahás.
 
A possibilidade que a classe busca conquistar já é realidade em 21 estados brasileiros. Apenas o Pará e outros cinco estados ainda resistem a essa decisão. A chapa “Caminho da Luz” trazia como proposta a busca do equilíbrio entre os promotores da capital e do interior.

Dentre as principais atribuições da Ampep está a defesa ou a representação de promotores e funcionários do MPE que estão associados. A eleição também serviu para definir os novos membros do Conselho Fiscal da Ampep. Com a chapa reeleita permanecem nos cargos o presidente Samir Dahas, o vice Alexandre Tourinho, o secretário Hélio Rubens Pereira de Pinho, o 1º tesoureiro Manoel Vítor Murieta, o 2º tesoureiro Arnaldo Célio Azevedo, a diretora social Cristina Colares, o diretor de esporte Pedro Crispino e o diretor de aposentados Alfredo Henriques Santalices. Também fazem parte da chapa eleita o presidente da Assembleia Geral João Diogo Sales Moreira e a vice Suely Reis. A posse da chapa será na segunda quinzena de agosto

Convenções do PMDB movimentam nordeste paraense

O PMDB homologou candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereadores em três municípios do nordeste do Estado, Bragança, Maracanã e São João de Pirabas, encerrando a sequência de convenções na sexta-feira (29), último dia permitido para tais realizações.

A jornada começou pela manhã, em Bragança, onde a candidatura do vice-prefeito, Américo Sarmento (PMDB) ao cargo majoritário do Executivo já estava sacramentada de longa data. Entretanto, a definição ao vice de Américo Sarmento na disputa pela prefeitura de Bragança só foi revelada pelo senador Jader Barbalho, presidente regional do partido, nos minutos finais da convenção, quando o líder anunciou a coligação com Gilberto Oliveira (PSC). Até então, cogitava-se o nome de mais dois políticos à candidatura a vice-prefeito, assunto que rendeu especulações ao longo de todo o mês de junho, gerando uma expectativa inédita nas eleições municipais de Bragança na sociedade em relação à vaga. Contudo, o resultado foi recebido com grande vibração entre o grande público que lotou a sede do Lions Clube.

À tarde, caravana do PMDB chegou à Maracanã, onde vai disputar as eleições majoritárias com o candidato a prefeito e a vice do próprio partido, indicados pelo atual prefeito Tinô Santos, são eles, respectivamente, Ícaro Gomes e o educador Raimundo Pinto, que é conhecido por “professor Mundinho”.

Em São João de Pirabas, a convenção foi à noite, quando Jader Barbalho homologou outra chapa para prefeito e vice puramente peemedebista: Cláudio Barroso, que virá a reeleição ao Executivo, e o vereador Tonhão, grande liderança da comunidade do Japerica, área rural do município.
Ao final da fase de pré-campanha, o presidente regional do PMDB ressaltou a importância da união durante esta nova etapa da caminhada até o dia 07 de outubro, quando serão realizadas as eleições. “É tempo de viver a política com o máximo de maturidade, sempre com a intenção de somar e multiplicar, nunca de subtrair ou dividir, tendo o trabalho realizado para o benefício comum do povo como o nosso principal trunfo, pois esta sempre foi a marca do nosso partido”, concluiu o senador.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Biopalma

UPA 24h




O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou em Ananindeua, no último sábado (23), as instalações da UPA 24h, tipo III, a mais avançada do Pará. Acompanhado do prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, do secretário de Estado de Saúde, Hélio Franco, e da secretária municipal de Saúde do município, Ivete Vaz, Padilha vistoriou de perto o funcionamento da unidade. “Ananindeua está de parabéns pela grandiosidade e qualidade que foi feita essa obra. Fico orgulhoso em saber que o município está cumprindo todas as metas que estabelece o Ministério da Saúde”, afirmou.

Mais uma faculdade é suspensa por atuação ilegal

A Justiça Federal no Pará determinou a suspensão dos cursos de graduação e pós-graduação que o Instituto Brasileiro de Educação e Saúde (Ibes) oferece no Pará sem autorização do Ministério da Educação (MEC). O instituto, que tem sede em Brasília (DF), também foi proibido de continuar a fazer no Estado qualquer tipo de propaganda sobre os cursos e de dizer que eles são regularizados. É a quinta faculdade suspensa no Estado desde 2011 pela prática desse tipo de ilegalidade.
 
Segundo decisão liminar (urgente) da juíza Hind Ghassan Kayath, da 2ª Vara Federal em Belém, o Ibes está proibido de realizar matrículas nesses cursos e de dar início às aulas enquanto não conseguir credenciamento, autorização e reconhecimento do MEC. A instituição também está proibida de tentar burlar a legislação fazendo convênios com instituições legalizadas para que essas outras instituições concedam diplomas aos alunos do Ibes.

Supermercado Nazaré

terça-feira, 19 de junho de 2012

II ENCONTRO ESTADUAL DE DIREITO DESPORTIVO

'Sou um político de vanguarda', diz Priante

Pré-candidato do PMDB à prefeitura de Belém, José Priante está no quarto mandato como deputado federal. Começou a carreira política nos anos 80, militando no movimento estudantil. Já foi vereador, deputado estadual e nas últimas eleições municipais chegou ao segundo turno concorrendo com o atual prefeito Duciomar Costa. Em 2009, a Justiça Eleitoral chegou a determinar que Priante assumisse ao administração do município, após cassar o mandato de Duciomar, acusado de uso da máquina e propaganda ilegal. O prefeito recorreu e manteve-se no cargo.
Priante é o quarto entrevistado da série que o DIÁRIO publica com os pré-candidatos à prefeitura da capital paraense. À reportagem, o deputado se auto-denominou um político de vanguarda e disse que, se eleito, terá como meta superar o populismo de esquerda e de centro que, segundo ele, tem dominado a política belenense nos últimos 16 anos.
P: Com quais partidos o senhor está conversando? Quais as possibilidades de aliança?
R: Estamos conversando com diversos partidos, mas nossa cultura política nos mostra que as alianças se dão sempre no último momento. Mas existe, concretamente, uma série de situações que resultarão em uma bela aliança.
P: Já há alguma indicação de quem será o vice?
R: A questão do vice está muito relacionada aos partidos que estarão aliançados. Não podemos partir para a construção da vice escolhendo nomes. Temos que ter diálogo com os partidos. Essa é mais uma decisão interna dos aliados que do candidato.
P: O PMDB é um partido da base aliada do governo de Simão Jatene. Que comportamento o senhor espera do governador em relação a sua candidatura já que o partido dele, o PSDB, também tem candidato?
R: Eu prefiro falar do meu comportamento com relação ao governador Simão Jatene. Eu dei apoio ao governador, portanto o ajudei a ganhar a eleição. Sou um aliado e mais do que aliado, sou um colaborador do seu governo. E, mais do que isso: não sou ocupador de espaço.
P: O que o senhor quer dizer com “um ocupador de espaço”?
R: É aquele que ocupa espaço e não colabora. Pelo contrário, minhas intervenções, minha procura e meus telefonemas ao governador foram sempre no sentindo de anunciar as minhas colaborações com o governo. Em primeiro lugar, fui relator do Orçamento da União na área de Integração e Meio Ambiente e consegui fazer uma ponte entre governo federal e estadual e, com isso, recursos para a conclusão da avenida Independência que hoje vai só até a Arterial 18. O edital já está nas ruas e essa é uma obra que vai desafogar o trânsito de Belém. Vai da Arterial 18 até a Alça Viária. Hoje Belém só tem uma saída que é a Almirante Barroso e BR 316 e esse trecho, entre o Entroncamento e Marituba, se tornou uma avenida comercial com galpões, igrejas, lojas, escritórios. O que era uma via expressa se tornou em avenida. Esse é um grande embaraço para o trânsito em Belém.. Consegui também recursos de mais de R$ 60 milhões para colocar água em 14 municípios do Pará e, como relator do orçamento, inclui mais R$ 20 milhões para urbanização do Parque do Utinga que é um velho sonho do governo. Consegui recursos para um Pronto-Socorro em Icoaraci e Mosqueiro. Enfim são esses os anúncios que tenho feito. É esse o formato da nossa relação. Tenho certeza de que eu e o governador Jatene vamos nos encontrar para fazer a vitória nas eleições que se avizinham.
P: Mas na prática, o senhor espera uma participação efetiva na campanha com participações nos programas eleitorais, comícios?
R: Eu tenho certeza que eu terei o apoio do governador par chegar à prefeitura de Belém. Agora mais do que esse apoio o que eu quero é garantir o apoio governamental para nossa gestão municipal. Desse apoio, não abro mão de forma alguma porque é fundamental para tirar Belém do estado em que se encontra.
P: O senhor tem se apresentado como um candidato com boas relações com a presidente da República Dilma Rousseff e com bom trânsito em Brasília, mas a presidente Dilma tem outros candidatos da base de apoio dela em Belém. O que diferencia o senhor desses candidatos?
R: O grande diferencial da nossa pré-candidatura é o fato de eu ser aliado da presidente Dilma, ter o apoio do vice-presidente da República que é o presidente do nosso partido em nível nacional, Michel Temer e ter um bom diálogo e ser aliado do governador. Diferente de outras candidaturas. Há candidato que tem abertura com a Dilma, mas porta fechada com o governador. Outros têm abertura com o governador, mas têm as portas fechadas com a presidente Dilma e tem até candidato que tem as portas fechadas tanto no governo federal como no governo estadual. A nossa candidatura tem esse diferencial. A nossa proposta para governar é romper com o ciclo que Belém tem vivido: hora de um populismo extremista de esquerda, ora de um populismo mais à direita que têm a atravancado a agenda política da cidade e desconstruído as oportunidades que Belém poderia ter tido nos últimos 16 anos.
P: Se o senhor não é populista de esquerda, nem populista de direita, como o senhor se define?
R: Eu sou um político de vanguarda, um político que vê a história e as revoluções do passado, os grandes guerrilheiros como lutadores da sua época. Eu tenho certeza que a grande oportunidade que Belém deve construir é essa união e soma de forças. Belém está vivendo em estado de urgência e emergência. Não podemos perder tempo com debate ideológico ou no campo doutrinário. Nós temos que discutir os problemas da cidade. A cidade deve ser a nossa agenda. Essa oportunidade de unir forças é o caminho para tirar Belém desse estado.
P: O senhor vem de uma longa carreira no legislativo, mas não tem experiência no executivo. Como o senhor pretende convencer os eleitores de Belém de que está preparado para administrar a cidade?
R: Eu me preparei para administrar Belém. Ao longo da minha trajetória política eu me preparei para chegar a um cargo executivo. A minha vida política nos últimos anos foi a discussão de políticas de Estado. Fui presidente da Comissão de Economia da Câmara que teve, entre outros presidentes, Tancredo Neves. Fui o primeiro presidente da Comissão da Amazônia da Câmara dos deputados. Fui presidente da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara. Fui vice-líder do atual vice-presidente da República, Michel Temer. Fui relator do orçamento do Brasil por três vezes. Se tivesse sido mau relator, não teria sido nem a segunda, quanto mais a terceira vez. Eu me preparei, me especializei. Eu entendo de orçamento público. Compreendo os problemas e sei os caminhos para buscar recursos para ajudar Belém. Eu sei os meandros para buscar parecerias não só no campo federal, no campo estadual e até mesmo em nível internacional. Eu estou preparado para isso. Me sinto seguro e preparado para os desafios que Belém tem.
Eu sei que o orçamento de Belém é diminuto, impeditivo e nós não temos outra saída que não seja a parceria, a união, a construção de pontes. Tenho convicção de que além de estar preparado para enfrentar esses desafios estou bem posicionado pela construção das circunstâncias políticas que estamos vivendo.
P: O seu partido é frequentemente acusado de ser fisiologista. Caso o senhor seja eleito, que critérios vai usar para montar a equipe?
R: O PMDB é o partido de maior longevidade do Brasil. Fez nesse ano, 46 anos de idade. Hoje, tem tantos “ps”. Tem inclusive o “Psó”, que é o partido do eu sozinho. Nós somos o partido dos muitos, de muitas lideranças, de muita história de muitas expressões políticas. O PMDB é o partido da sustentação de democrática, que construiu o caminho que estamos vivendo hoje de democracia. O PMDB tem muito mais a somar, muito mais marcas positivas que negativas.
P: Em relação aos quadros para compor o governo, o que o senhor espera?
R: Não posso imaginar ganhar a eleição sozinho. Eu vou ter que ganhar num arco de alianças. Se não vencermos no primeiro turno e formos ao segundo, vamos ter que aliançar. E é claro que vamos governar com os partidos. Eu me proponho a somar, juntar esforços. Vou fazer uma gestão diferente. Não apenas restrita a meu partido. Vou fazer num governo com todos os partidos, mas será um governo com balizamento técnico. O político do governo sou eu. Eu serei o clínico geral, mas os especialistas estarão à frente para que façamos os bons projetos que Belém precisa.
P: Caso o senhor seja eleito que encaminhamento o senhor pretende dar ao BRT, essa obra que está gerando tanta celeuma?
R: O BRT é o retrato do momento em que estamos estamos vivendo. Qual é a grande reclamação das pessoas? É que o governo que está terminando é desorganizado, é o governo das obras inacabadas, sem planejamento e sem foco. O BRT é uma obra importante. É importante que, nos troncais da cidade, haja alternativas de transporte de massa. Agora fazer a interrupção de uma das faixas desses troncais sem deslocar os demais transportes coletivos é estabelecer o colapso que estamos vivendo hoje. É importante que a gente garanta à sociedade que todas as obras inacabadas sejam concluídas. Porque obra abandonada é dinheiro jogado no ralo. Primeira responsabilidade deve ser concluir as obras que os governos passados não tiveram responsabilidade para concluir. Então o BRT em um fato concreto. Vamos ter que concluir, mas fazendo o que deveria ter sido feito. Ordenamento das linhas de ônibus para que não haja o transtorno que hoje está tendo na Almirante Barroso e na Augusto Montenegro. Precisamos também explicar para acidade como vai funcionar o BRT. Onde vão ser os terminais de integração. Como vão funcionar as linhas auxiliares. O que vamos fazer com o transporte alternativo? Kombis, vans, moto taxistas? Precisamos apresentar um planejamento. Não podemos fazer como está sendo feito. O que aconteceu no lamento dessa obra foi uma precipitação por conta da disputa para ver quem aplicaria o recurso que na verdade é do governo federal.
A obra é um fato irreversível. Nós temos que resolver estabelecendo um ordenamento que o atual prefeito não fez.
P: Em caso de um eventual segundo turno, tem alguns dos candidatos que estão a postos, de quem o senhor não aceitaria o apoio de jeito nenhum?
R: Eu tenho experiência política de longos anos. Eu não posso dizer que não aceito apoio de quem quer que seja, afinal de conta, as lideranças representam segmentos da sociedade.
P: Até do atual prefeito Duciomar Costa?
R: Uma coisa é merecer o voto da liderança outra é concordar com a forma de governar e incluí-la no governo. Isso é bem diferente. Eu quero o voto de todos. Eu me diferencio do modelo da gestão atual, do modelo anterior a Duciomar, mas não posso desconsiderar os eleitores. Seria um pecado capital. Eu quero ganhar e quero ganhar com a maioria e não posso segregar apoios de forma alguma.
(Diário do Pará)

quarta-feira, 13 de junho de 2012

AL aprova projeto sobre ICMS ecológico no Pará

O Pará vai criar o ICMS ecológico, como foi denominada a lei aprovada ontem na Assembleia Legislativa, enviada pelo Executivo estadual, que cria critérios ambientais para redistribuição do Imposto Sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios que investirem em projetos de preservação ambiental.
 
Serão destinados 8%, dos 25% que os municípios recebem como cota-parte do imposto recolhido e distribuído pelo Estado às gestões municipais, para municípios que mantiverem unidades de conservação, parques ambientais, área de preservação ambiental e outros modelos semelhantes.

O projeto foi aprovado por unanimidade e aguarda agora a sanção do governador e publicação no Diário Oficial do Estado para entrar em vigor.Apesar de ser projeto do Executivo estadual, a matéria foi debatida apenas pela oposição, que inclusive recomendou a aprovação. “É preciso incentivar os municípios a preservar o meio ambiente.

Essa lei é necessária e urgente para que gestores municipais tenham condições de manter projetos sustentáveis e ecologicamente corretos”, ressaltou o líder do PV na AL, Gabriel Guerreiro. PT e Psol também orientaram suas bancadas a votarem unidas pela aprovação da matéria de interesse de todo o Estado, segundo os deputados da oposição. O projeto aprovado ontem já havia sido apresentado pela então deputada Maria do Carmo Martins (PT), atual prefeita de Santarém.

Na legislatura passada, foi apresentado como projeto de indicação pelo deputado Airton Faleiro (PT) e aprovado, mas não foi posto em prática pelo governo Ana Júlia Carepa (PT). Desta vez, a matéria foi mandada para o Legislativo pelo governo Simão Jatene (PSDB) com uma grande receptividade dos parlamentares, chegando a receber aplausos da oposição.

Airton Faleiro enfatiza que os critérios a serem obedecidos pelos municípios para fazerem jus ao ICMS ecológico ajudarão as gestões municipais a colocarem em prática não somente projetos ambientais, mas também terão obrigação de implantar as secretarias municipais de meio ambiente, além do fundo ambiental e do conselho municipal de meio ambiente, organismos responsáveis pela política ambiental nos municípios. “A lei exige que os municípios se organizem para gestão ambiental.

Neste período em que a conferência Rio + 20 está em plena discussão, o Pará dá uma demonstração de responsabilidade com o meio ambiente”, assegura Airton Faleiro.

A lei aprovada prevê que, a partir deste ano, a redistribuição do ICMS recolhido pela administração estadual destinará 2% para municípios com projetos ambientais que cumprirem os critérios exigidos. Em 2013, será estendido para 4%; em 2014, para 6%, atingindo 8% em 2015.

Vestibular 2012.2 - Esmac


Grupo RBA leva contribuição do Pará à Rio + 20


O Fórum Pará + Rio + 20 foi uma iniciativa do Diário do Pará e RBATV para reunir sugestões da sociedade que serão levadas à conferência internacional, que começa hoje. “Um grupo de comunicação que está presente no dia a dia, na vida dos paraenses não poderia deixar um evento com essa dimensão passar em branco”, disse o diretor geral do grupo RBATV, Camilo Centeno.

Preso no RN homem acusado de fumar em avião da TAM


Foi preso em flagrante na noite de terça-feira, em Natal, no Rio Grande do Norte, um homem acusado de fumar escondido dentro de um dos banheiros da aeronave da TAM e provocar tumulto durante um voo entre Rio de Janeiro e Belém, na segunda-feira, segundo informou a Polícia Federal.

O empresário natalense, do ramo de alimentos, de 37 anos, residente no Distrito Federal, foi preso no Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim, na região metropolitana de Natal, na noite da terça-feira. Os agentes da polícia foram avisados pela companhia aérea que um dos passageiros havia desrespeitado as normas de segurança e a proibição de não fumar, o que gerou bate-boca e um princípio de tumulto com outros viajantes, indignados com a atitude do homem.

Assim que a aeronave pousou, o homem foi levado até a sala da PF no aeroporto e seguiu para a Superintendência da PF, onde foi autuado. Ele continuava preso nesta quarta-feira, à disposição da Justiça. Durante os depoimentos, o comandante do voo e uma das comissárias de bordo confirmaram que durante todo o trajeto daquela viagem o passageiro apresentou um comportamento "agitado" e, ao sair do banheiro, foi sentido um forte cheiro de fumaça no ambiente. O sanitário foi inspecionado e foram encontradas as "bitucas" de cigarro, bem próximo ao protetor de papel, o que poderia facilmente ter gerado um incêndio. O suspeito negou a acusação.
Susto
O princípio de incêndio na aeronave da TAM ocorreu na última segunda-feira, obrigando o piloto a fazer um pouso de emergência em Brasília. O Airbus A320, que fazia o voo JJ 3420, havia saído pouco depois das 9h30 do Rio de Janeiro com destino a Belém, com 126 passageiros, que foram transferidos de aeronave e só puderam seguir para Belém às 16h01.

Dia do Namorados no Cité







 

Fotos: Wagner Pojo

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Participe do Arraial "Cheio de Charme" da OAB-PA

O “Arraial Cheio de Charme” da OAB-PA está marcado para o dia 24 de junho, a partir das 10h da manhã, no Clube dos Advogados do Pará.

O evento contará com várias brincadeiras, como corrida de saco, quebra pote, corrida de ovo, quadrilha e pescaria. Também haverá barraquinhas com vendas de comidas típicas: vatapá, bolos, mingau de milho e tapioca, tacacá e maniçoba. Tudo por apenas R$ 1,00.

Para animar a festa, foi convidado o grupo de carimbó “Borboletas do Mar”, de Marapanim. O arraial também terá banho de piscina, banho de cheiro e apresentação de várias quadrilhas. O traje caipira é indispensável para a diversão.

A venda de mesas para o evento começa no dia 18 e vai até o dia 24. A mesa, com cinco lugares, custará R$ 20,00, e poderão ser adquiridas na sede da OAB-PA.

O Cité foi escolhido como "Bar Revelação" da Veja Comer & Beber Belém


O Cité foi escolhido como "Bar Revelação" da Veja Comer & Beber Belém

PSL vai à eleição com Sérgio Pimentel

 
O Partido Social Liberal (PSL) definiu ontem, durante convenção municipal realizada no auditório João Batista, da Assembeia Legislativa, o nome de Sérgio Pimentel como candidato a prefeito de Belém. Ele terá como vice o advogado Bruno Monteiro. Também foi denifido pelos convencionais que o partido concorrerá à Câmara Municipal com 20 candidatos. Pimentel disse quee stava muito feliz pela escolha, que segundo ele “vem das bases, dos bairros mais pobres, onde faltam saneamento, saúde, segurança e educação”.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Imagem original de Nossa Senhora de Nazaré desce do Glória






Fotos: Tarso Sarraf (O Liberal)

Azul e Trip assinam acordo de associação


A Azul Linhas Aéreas, terceira maior companhia do mercado brasileiro, e a Trip, sexta no ranking doméstico, anunciaram oficialmente nesta segunda-feira (28) que assinaram um acordo de associação.
Juntas, Azul e Trip somam 112 aeronaves, 837 voos diários, 316 rotas, 96 cidades atendidas e 15% do mercado doméstico, segundo as companhias.

Audiência Pública - Educação









Registro da Audiência Pública realizada na tarde de ontem no Hangar-Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Audiência de autoria dos Deputados Eliel Faustino e Nélio Aguiar, debateu "O RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DE PÓS - GRADUAÇÃO ADQUIRIDOS POR BRASILEIROS NO EXTERIOR".

Agradecemos o Convite

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Primeiro Concurso Literário de Marituba

O Concurso Literário Lucinerges Couto realizado pela PREFEITURA MUNICIPAL DE MARITUBA será uma atividade que contará com a administração gestora do GABINETE DO PREFEITO, com o apoio logístico e administrativo que será feito através da CASA DA CULTURA DE MARITUBA LUCINERGES COUTO e mais o apoio de logística e coordenação do GABINETE DO VICE-PREFEITO.

CRONOGRAMA:
21 de abril de 2012: lançamento oficial do Concurso Literário Lucinerges Couto.
Inscrição: 15 de abril de 2012 a 15 de maio de 2012 (Prazo prorrogado para 15 de junho de 2012);
25 de maio de 2012, data esta em que os nomes dos integrantes da comissão julgadora serão anunciados juntamente com a relação (número de inscritos) dos Romances, Contos e Poesias classificados para concorrerem à premiação e mais os contos indicados para concorrerem à categoria (melhor conto abordando Marituba), Artigo 18º. Nesta mesma data também será anunciado o local da premiação.
Reunião Final do Júri para avaliação em conjunto das obras julgadas: 15 e 16 de junho de 2012;
Premiação: 30 de junho de 2012 (Prazo prorrogado para 08 de julho de 2012).
INFORMAÇÕES:
PREFEITURA DE MARITUBA:
Rodovia Br 316-Km 12, s/n-Centro Telefone: 91 - 3256 – 3333
email: prefeitura@marituba.pa.gov.br

Enchente & eleições

O nível dos rios Tapajós e Amazonas, em Santarém e Óbidos, está em torno de 8 metros. A cota de alerta é de 7,5 metros. Dez municípios da região oeste do Pará já decretaram situação de emergência, cinco já reconhecidos. Das 23.031 famílias atingidas, 172 estão desabrigadas.
 
O Ministério Público vai acompanhar a liberação de madeira, entrega de cestas básicas e de medicamentos, até para evitar que sejam utilizados para fins eleitorais.

Resultado do concurso da Funpapa

Foi divulgado nesta quinta-feira (24), o resultado do concurso público da Fundação Papa João XXIII (Funpapa). Ao todo foram ofertadas 49 vagas, além de 919 para composição de cadastro de reserva, distribuídas entre os níveis fundamental, médio e superior.

Não houve aprovados para os cargos de Engenheiro Civil e Arquiteto, pois nenhum candidato alcançou a nota mínima que era de 6,0. Para o cargo de Estatístico foram ofertadas duas vagas, mas apenas um candidato alcançou a pontuação mínima exigida pelo edital.

Os salários variam de R$ 622,00 (nível alfabetizado) a R$ 987 (nível superior), sendo que todos os classificados terão vantagens financeiras, como 25% de Gratificação por Natureza de Atendimento (GNAT), ticket alimentação (R$ 220), plano de saúde do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb), e adicional de escolaridade (variação de 20% a 100%, de acordo com o nível).

O resultado pode ser conferido nos sites da executora do concurso http://www.cetapnet.com.br e da Prefeitura de Belém http://www.belem.pa.gov.br/, no Diário Oficial do Município e na sede da Funpapa, localizada na Av. Gentil Bittencourt, 1868.

Palestra

Apenas 50% foram imunizados contra gripe no Pará

Apenas um pouco mais da metade da população que deveria ser imunizada contra a gripe no Pará compareceu aos postos de saúde do Estado para tomar a vacina. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (24) pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).


Por isso, a 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe, que encerraria nesta sexta-feira (25), terá mais uma semana e termina somente no dia 1º de junho. A ampliação do prazo possibilitará que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença. A meta é vacinar 80% da população alvo. O balanço parcial no Estado indica cobertura de 52,9%, com melhor adesão das crianças.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Cantora Fafá de Belém é a nova consulesa cultural do Inter

A cantora Fafá de Belém recebeu na tarde deste domingo o diploma de consulesa cultural do Internacional. Nascida em Belém, no Pará, a cantora sempre cultivou, mesmo a distância, um carinho especial pelo Colorado. Um dos grandes momentos dela com o Inter foi a festa dos 100 anos do Colorado, quando a cantora foi uma das atrações do show realizado no estádio Beira-Rio. Ao som de ‘Vermelho’, ela agitou a torcida e se identificou ainda mais com o Internacional.
Fafá esteve no estádio neste domingo ao lado da ministra Maria do Rosário, secretária dos Direitos Humanos na campanha em que ambas estão fazendo por todo o Brasil pelo combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Obra do BRT passa a ser executada em tempo integral

A partir da próxima segunda-feira, 21, as obras do projeto BRT (sistema de ônibus rápido) da prefeitura de Belém, executadas na Avenida Almirante Barroso, vão ser executadas em tempo integral para diminuir os impactos causados no trânsito nos horários de pico, pela necessidade de interdição de uma faixa e meia da via.
A garantia foi dada pelo prefeito Duciomar Costa, em entrevista concedida na manhã desta quarta-feira, 17, ao programa Bom Dia Pará da TV Liberal, onde ele pôde ressaltar que essa etapa de obras - de fresagem (retirada da camada de asfalto da pista) e acomodação de placas de concreto no pavimento, para adequar a pista à sobrecarga dos ônibus biarticulados que serão utilizados pelo sistema - deverá ser concluída em até 90 dias, em ambos os sentidos: Entroncamento/São Brás e São Brás/Entroncamento. “A partir da semana que vem, nós já vamos fazer a obra em turno integral, ou seja, vamos trabalhar também pela noite para reduzir esse tempo”,informou Duciomar.
Sobre o fechamento de uma pista e meia para realização das obras, Duciomar explicou a necessidade da interdição da metade da segunda faixa da via para que os operários e o maquinário trabalhem com tranquilidade, o que segundo ele será pontual e passageiro, pois conforme o avanço das obras nos trechos, essas faixas serão liberadas. “A partir do momento que a máquina começa a trabalhar em um trecho, as faixas vão sendo liberadas em outros e os blocos de concreto vão sendo afastados”, explica o Prefeito.
Duciomar Costa falou também sobre a importância do projeto para melhorar o trânsito da cidade e da necessidade da execução imediata, devido a alguns questionamentos feitos pelos telespectadores do telejornal. “ Há quantos anos a Almirante Barroso engarrafa? A prefeitura se preocupa em amenizar essa situação, tanto que está fazendo esta obra. Agora fazer obra sem nenhum transtorno é complicado. Mas o que não pode mais é a população de Belém ficar aguardando mais tempo, porque há muitos anos esse trânsito é um caos”.
O prefeito de Belém também destacou que no trecho do Entroncamento será construído um elevado igual ao que existe na Júlio César com Pedro Álvares Cabral, “Vamos fazer os elevados para que não tenha mais o cruzamento do trânsito das vias e o sufoco”.
Com relação à garantia da execução completa da obra, o gestor municipal assegura: “A garantia é total. O recurso está garantido independente de quem vai ou não ser prefeito, a obra vai ser continuada; até porque existe a lei de responsabilidade fiscal e o compromisso constitucional”.
O Prefeito também fez apelo à população para que tenha compreensão da necessidade de realização das obras neste momento. “Vamos procurar acelerar a obra, já negociamos inclusive com a empresa para que essa obra possa trabalhar não só de dia, mas também de noite, e com a paciência da população vamos ter um trânsito melhor, porque é necessário sair desse sufoco que anos e anos atormenta.

Revista Pará News